banho
a cada 6-8 semanas, pelo menos a cada 2 meses, mais freqüentemente se necessário (brincando na lama, etc.).pelo menos a cada 2 meses, após o banho
pentear a subcapa
uma vez por semana
Podemos mandar lavar o terrier preto russo com um groomer ou fazer isso em casa. Não é uma tarefa particularmente difícil. Para isso, precisamos de um shampoo de boa qualidade projetado para cães (não usar shampoo para humanos).
Antes de tudo, devemos enxaguar o cão com água morna usando um aparelho de banho. A água de lavagem não deve estar muito quente, sua temperatura deve ser a mesma que usamos para nosso banho. O pêlo do terrier russo é muito denso, devemos enxaguar completamente o cão inteiro, movendo o aparelho de banho para perto do corpo do cão. Devemos ter muito cuidado ao redor dos ouvidos - não derramar água no ouvido, pois isso pode causar inflamação.
Cuidado - um terrier negro molhado normalmente agita vigorosamente para tirar a água de seus cabelos. Portanto, devemos estar preparados para um inesperado banho pesado.
Imediatamente após o enxágüe do cão, procedemos à aplicação do shampoo. E aqui está uma dica importante - os xampus têm diferentes métodos de preparação. Alguns estão prontos para aplicar imediatamente, outros precisam ser misturados com água morna nas proporções certas.
Coloque o shampoo na mão, esfregue as mãos e aplique o shampoo em movimentos largos e circulares ao seu cão. Somos particularmente cuidadosos ao redor das orelhas e do nariz para não derramar para dentro e ao redor dos olhos para não embaçá-los. Dependendo do shampoo (verifique as instruções), você deve enxaguar seu cão imediatamente após a aplicação do shampoo ou após um certo tempo.
Lavamos o shampoo do cão com água morna começando com a cabeça, depois o tronco (começando pelo topo) e a cauda. Finalmente, lavamos as patas de cima para baixo, não esquecendo de enxaguar completamente o xampu das patas. As patas são um dos pontos quentes do terrier negro russo, em breve escreverei um artigo separado sobre isso.
Após o banho, limpamos o cão com uma toalha absorvente. O terrier preto russo tem pêlo denso com sub-pêlo abundante, portanto não conte em limpar seu cão até secar. A limpeza ajuda antes do próximo passo, que é a secagem. A secagem pressionando a toalha contra o corpo do cão dá os melhores resultados. Podemos enrolar todo o tronco com uma grande toalha para absorver o excesso de água. Com uma segunda toalha, removemos o excesso de água da cabeça pressionando a toalha contra a cabeça (podemos enrolar a toalha ao redor da cabeça se nosso cão não estiver estressado por esta ação). Depois tiramos a água das patas, também pressionando e "drenando" com a toalha. Devemos prestar especial atenção em tirar a água das patas e da cabeça porque estas partes do corpo do terrier russo são as mais difíceis de secar. Secar as patas leva muito tempo, enquanto a secagem da cabeça é uma atividade muito desagradável para o cão. Ao secar a cabeça, nosso terrier preto tentará constantemente se afastar da secadora, de modo que quanto mais bem secarmos a cabeça e as patas com uma toalha, mais fácil será na próxima etapa, ou seja, a secagem da secadora de cães.
Você precisará de um secador de merceeiro para secar seu terrier preto russo. Para uso amador, não precisa ser equipamento profissional imediatamente, por exemplo, de Artero ou Chris Christensen, um secador de merceeiro chinês barato será suficiente. Podemos comprar facilmente tais secadores no site amazon.com.br por algumas centenas de reais. Será dinheiro muito bem gasto, pois tentar secar o cabelo de nosso terrier negro com um secador projetado para humanos será uma verdadeira tortura tanto para nós quanto para nosso cão. Um secador de cabelo humano é muito fraco, secar um terrier preto adulto com um secador de cabelo humano pode levar até meio dia e ainda não alcançar o resultado desejado. Secar um cão adulto com um secador projetado para secar cães levará de 45 a 60 minutos, mesmo que se trate de um produto chinês barato. Você estará convencido do poder de uma máquina de secar roupa na primeira vez que secar seu cão - apontar o bico para a pele de seu cão de perto resultará em uma nuvem impressionante de gotas de água sendo ejetada. O forte fluxo de ar de um secador potente ajuda a criar volume no cabelo, que não é queimado, como acontece quando se seca com um secador humano.
O secador geralmente tem vários bicos - podemos secar com um bico estreito que dá um fluxo de ar muito forte útil ao secar o tronco com cabelos curtos, ou sem um bico, neste caso temos um fluxo mais calmo de grandes volumes de ar útil ao secar o cabelo na cabeça, por exemplo.
Quase todos os secadores de cães têm a opção de controle de temperatura e fluxo de ar infinito ou escalonado. Devemos nos lembrar de não secar em potência máxima, pois isso pode levar a emaranhados no cabelo de nosso terrier negro. Também não devemos secar a um fluxo de ar muito baixo, pois a secagem continuará indefinidamente e os cabelos cairão para fora.
Um aspecto muito importante na secagem de um terrier preto russo é o ajuste correto da temperatura no secador. Quase todos os secadores permitem que você ajuste a temperatura. O ajuste é feito com um botão ou um interruptor com duas ou mais posições. Lembre-se de não secar o cabelo do terrier russo com uma temperatura muito alta. Em casos extremos, podem até ocorrer queimaduras de pele e leve descoloração do cabelo. Antes de secar, é melhor verificar a temperatura direcionando a saída de ar do secador de cabelo em nossas mãos. Se a corrente de ar não estiver desagradavelmente quente, você pode secar com segurança neste ambiente.
Como na lavagem, deve ser dada atenção especial à secagem perto dos ouvidos e dos olhos. Não direcione o fluxo de ar para lá. Podemos fazer isto, mas quando secamos sem tampa, com um fluxo fraco.
Secar a cabeça do terrier russo é a parte mais difícil. O terrier negro geralmente não gosta de sentir um forte fluxo de ar dirigido à sua cabeça, então ele se afasta constantemente da ponta da saída de ar o mais longe possível. A remoção da ponta com fenda estreita e a secagem sem a ponta, em um fluxo de ar reduzido funciona melhor. Além disso, podemos nos ajudar segurando a cabeça de nosso terrier. Também podemos mover a mão com a mangueira secadora 50 - 70 centímetros de distância da cabeça e secar a cabeça inteira em um fluxo tão largo. Quando o cão não afasta sua cabeça, podemos ajudar "penteando" a cabeça do cão com os dedos de nossa mão, o que ajuda a corrente de ar a chegar mais fundo.
A preparação de um terrier preto é a atividade de preparação mais difícil. Temos duas opções - podemos ir a um limpador para cortar o cabelo ou podemos afiar o cão nós mesmos em casa.
Preparamos nosso black terrier pelo menos a cada 2 meses, de forma ideal a cada 6-8 semanas. Em casos extremos, quando não podemos cuidar de nosso cão mais cedo, podemos adiar para 3 meses o período entre as falhas. No entanto, temos que contar com uma taxa mais alta no merceeiro, devido à maior carga de trabalho. Isso não deve ser uma surpresa, no entanto, pois o tempo extra necessário para trazer o pêlo de um terrier negro negligenciado para cima até o arranhão é tão longo que um groomer poderia ter raspado um ou até dois cachorros menores e bem aparados naquele tempo! Se já se passaram mais de três meses desde o último asseio, temos que contar com o fato de que salvar o pêlo não será mais possível e a única solução será raspar o cão.
Ao escolher um merceeiro, você deve ser guiado pelas opiniões dos proprietários de black terrier nos fóruns da Internet. Nem todo merceeiro sabe como fazê-lo corretamente.
Um corte de cabelo terrier preto russo em um salão de beleza, incluindo pentear e lavar, leva várias horas. Lembre-se que os bons noivos têm compromissos com semanas de antecedência, portanto, marque um compromisso com bastante antecedência e, quando os visitar, faça seu próximo compromisso imediatamente.
Se você quiser preparar você mesmo seu terrier preto russo em casa, você precisará de um cortador e uma tesoura adequados.
A fim de manter o cabelo em boas condições, precisamos garantir uma penteação regular. Um pente e uma escova funcionam melhor para pentear. ATENÇÃO: Ambas as ferramentas devem ter o espaçamento de pinos e a dureza adequados.
O pente deve ter pinos de 3-4 cm de comprimento e não deve ser denso. O espaçamento dos pinos deve ser de 3-5 mm. O pente deve ser robusto, mas não deve ser pesado para não colocar muita tensão em nossas mãos e pulsos. Os pentes estão disponíveis inteiramente de metal ou com cabo de madeira. Temos que tentar nós mesmos para ver qual se sente melhor em nossas mãos.
Quando se trata de escovas, as chamadas escovas de poodle funcionam melhor. Há várias escovas disponíveis em diferentes tamanhos e durezas de pinos. Ao comprar, devemos prestar atenção ao comprimento dos pinos, de preferência 2,2 cm ou mesmo 2,5 cm. Quando se trata de dureza, os mais duros trabalham melhor. Mas também tudo depende do tipo de cabelo que nosso terrier preto russo tem ou de que parte do corpo estamos penteando. A escova deve ter um tamanho de peça de trabalho adequado de cerca de 10 cm por 6 cm. Nas lojas de aliciamento, podemos encontrar várias marcas que nos oferecem tais ferramentas.
Voltando à penteação, começamos com a escovação. É aqui que os iniciantes geralmente têm mais problemas porque escovam apenas a parte superior do pêlo, o que eu chamaria de "escovação em cima do cão", e a parte inferior do pêlo, a que está mais próxima da pele, não é penteada. É por isso que devemos pentear os cabelos com os dedos para que possamos alcançar a pele. Começamos a pentear a partir das patas, subindo o cão, camada por camada, puxando e escovando o pêlo. Em seguida, verifique com o pente que podemos passá-lo pelo cabelo com facilidade, deslizando. Se isto não for possível, significa que não penteamos os pêlos desde a raiz (da pele) até as pontas. As áreas onde o pente parou precisam ser penteadas mais minuciosamente, com mais cuidado. Quando se depara com o cabelo bem preso, é uma boa idéia tentar separá-lo primeiro com os dedos e só depois penteá-lo com a escova.
O cabelo do terrier preto russo consiste em duas camadas, os casacos e o sub-pêlo.
A subcapa deve ser penteada regularmente, de preferência uma vez por semana. Se a subcapa não for penteada, ela se amontoará e, após algum tempo, não poderá mais ser salva. Neste caso, a única solução é raspar seu cão. Acredite em mim, para alguém acostumado com a aparência impressionante de um terrier negro russo bem aparelhado, a visão de um cão raspado pode ser uma experiência traumática.
Para pentear o sub-pêlo, os chamados casacos, os ancinhos funcionam melhor. Estes têm pinos muito mais grossos e fortes do que as escovas típicas. Os pinos dos ancinhos lembram pregos de alguns centímetros de comprimento, geralmente são suavemente curvos e têm pontas embotadas para não cortar a pele de nosso terrier preto.
Usamos o ancinho de tal forma que separamos o pêlo para que possamos ver a pele (levantamos a camada capilar) e tentamos mover o ancinho começando pela pele em direção às pontas do pêlo. Se o subpêlo estiver muito apertado, encurtamos o comprimento do movimento ou nos afastamos da pele de nosso terrier russo e penteamos a camada mais alta, então entramos novamente e tentamos pentear a camada ao lado da pele. Se pudermos mover o ancinho livremente em um determinado ponto, então nos movemos para um ponto adjacente e repetimos o processo. E assim por diante até que todo o sub-pêlo de nosso terrier negro seja penteado para fora. É melhor começar a pentear a partir do fundo do cão (patas) movendo-se cada vez mais alto. Escovar camada por camada. Da mesma forma que o corpo, partimos da parte inferior da barriga, penteando as camadas sucessivas pelas costas.
Escovar o sub-pêlo do terrier preto russo pode parecer difícil e fisicamente exaustivo, mas depois de algumas vezes, uma vez que se apanha o jeito, não é mais um problema. Eu faço isso enquanto assisto a um filme, meu cão deita-se de lado no chão e eu sento ao seu lado e o penteio enquanto assisto aos filmes. Se cuidarmos do cão e realmente pentearmos o sub-pêlo todas as semanas, então o tempo total de penteado para um terrier preto adulto levará entre 20 e 60 minutos. Se não pentearmos o subpêlo regularmente ou não o fizermos muito bem, a próxima penteação pode levar muito mais tempo, mesmo várias horas. Em casos extremos, o sub-pêlo não pode mais ser penteado e tudo o que podemos fazer é raspar o cão e garantir que ele seja penteado regularmente da próxima vez.
Observe que se negligenciarmos severamente o asseio semanal de nosso cão, poderemos ter uma surpresa desagradável na próxima vez que visitarmos o salão do asseio. Alguns noivos estão relutantes em assumir a tarefa de pentear terriers russos frisados (um passo necessário antes do banho e da tosquia), sugerindo que se faça a barba com uma lâmina de barbear. Sem surpresas, pentear um terrier negro muito negligenciado leva muito tempo, que o cliente nem sempre quer pagar ("tanto dinheiro por um cão???").