Como cuidar de um filhote de cachorro terrier preto?

Os primeiros dias de um filhote de cachorro em um novo lar são muito difíceis, tanto para o filhote quanto para o dono. É fácil, neste momento, cometer erros que podem ter consequências desagradáveis.

Astra Fidelis ALEXANDER, idade 4 meses. Autora: Carmel Patterson, Irlanda.

Os primeiros momentos - desconfiança.

Seu filhote de cachorro terrier preto russo acaba de chegar a sua nova casa. O que você deve fazer a seguir?

Antes de mais nada, lembre-se que o terrier negro é por natureza desconfiado dos estranhos. No início você será um estranho para seu filhote de cachorro, isto é normal. Este não é um Labrador que irá murchar imediatamente todos os que encontrar.

O terrier negro russo é um cão de trabalho, feito para trabalhar com as pessoas e para guardar. Mesmo como um cachorro, ele mostra as características de um cão de guarda - ele não confia em estranhos e mantém sua distância de pessoas que não conhece. Não vamos tentar abraçar à força um filhote de cachorro se virmos que ele se sente desconfortável com isto. Vamos dar-lhe tempo para nos conhecer. Às vezes acontece que um filhote de cachorro black terrier vai gostar de nós imediatamente e vai exigir carícias desde o primeiro momento. Não há nenhuma regra aqui e isso tem pouca influência em nossa relação futura com o cão. É que alguns cachorros precisam de algum tempo para aceitar seu novo dono e outros os aceitam de imediato. É assim mesmo e temos que aceitá-lo.

Cachorro encontra novo lar.

Assim que chegar em casa, dê água ao seu filhote de cachorro e depois vá para fora "para um banheiro". Se você vive em uma casa com um jardim, aproveite a oportunidade para caminhar lentamente pelo jardim para que o cachorro tenha a oportunidade de conhecer sua nova propriedade. Tome seu tempo, dê ao cachorro tempo para conhecer o novo lugar e farejar tudo completamente. Farejar é muito importante para o cão, é assim que o cão obtém informações sobre o local.

Se, durante uma caminhada lá fora, vamos com o cachorro fora da área de nossa propriedade, devemos observar constantemente que o cachorro não leva algo em sua boca e se leva, devemos tirá-lo imediatamente de sua boca.

Após a primeira caminhada voltamos para casa e depois de um tempo de descanso vamos familiarizar o cachorro com a casa. Mas nada pela força, se o filhote não tiver vontade de visitar a casa, não force, tudo virá a tempo. Muitas vezes acontece que o cachorro se deita em um lugar tranqüilo, muitas vezes em um canto, e apenas observa. Quando estiver pronto, ele próprio virá até nós ou começará a explorar a casa.

Alimentos e bebidas.

A primeira refeição do cachorro ao chegar em sua nova casa não deve ser uma refeição de coração. Metade de uma dose única (ou seja, cerca de 60-80 gramas) é suficiente. Se o cachorro não quiser comer imediatamente após a chegada, não insista. O cachorro pode estar se sentindo estressado com a mudança de casa e então não vai querer comer. Devemos fornecer uma tigela com água fresca.

As seguintes refeições seguem o padrão abaixo:

O cachorro terrier russo come 4 vezes ao dia:

Depois de ir ao banheiro pela primeira vez, por volta das 6-7 da manhã.
Por volta das 11h às 12h.
Por volta das 17 horas.
Antes da hora de dormir, geralmente por volta das 8-9 horas da noite.
O cachorro tem uma semana de fornecimento de alimentos existentes. Não mude para outro alimento imediatamente. Uma mudança repentina na dieta geralmente causa problemas de estômago e diarréia.

Que alimento damos a um filhote de cachorro terrier preto russo?

A alimentação adequada de filhotes de cachorro e de juniores é fundamental. É muito fácil cometer muitos erros aqui, por exemplo, perturbar a proporção de cálcio e fósforo na dieta, o que pode causar descalcificação dos ossos resultando em fragilidade, ou o contrário - calcificação excessiva que inibirá o crescimento do cachorro. 

Se queremos que nosso cachorro terrier russo cresça adequadamente, não podemos alimentá-lo com alimentos de má qualidade. É melhor, logo no início, usar o alimento que recebemos do criador, ao qual seu estômago está acostumado.

Se por algum motivo mudarmos os alimentos, lembre-se de usar somente alimentos premium ou super premium. O Terrier russo é um cão pesado, o cachorro durante o período de crescimento precisa de um alimento de muito boa qualidade com toda uma gama de nutrientes, micronutrientes e vitaminas. Se utilizarmos alimentos de baixa qualidade que não contenham todos os ingredientes necessários, podemos levar a vários problemas de saúde.

O criador sabe o que funciona para seus filhotes de cachorro e o aconselhará sobre a alimentação correta na fase de filhote de cachorro e júnior para que, entre outras coisas, graças a uma dieta equilibrada (que muda com as sucessivas fases de crescimento porque em cada fase de crescimento o cão precisará de ingredientes diferentes em diferentes proporções) o filhote de cachorro cresça para ser um cão bonito e saudável.

Alimentando seu filhote - quanto e com que freqüência?

Um cachorro terrier russo come quatro vezes ao dia. Se não conseguirmos fornecer quatro refeições por dia, podemos alimentar o cabrito três vezes ao dia.

Dose diária

Em geral, seguimos a tabela nutricional que você encontrará na embalagem dos alimentos. Para uma cadela, olhamos para um peso alvo de 50 kg, e para um cão de 60 kg. Dividir a quantidade diária dada de alimentos em quatro. Os alimentos são alimentados em doses iguais quatro vezes ao dia.

No entanto, a tabela de alimentação do saco de alimentos é apenas um ponto de referência. Afinal, cada filhote de cachorro é diferente. Alguns são muito ativos, sempre dispostos a jogar, enquanto outros, como Garfield do desenho animado, preferem deitar-se a maior parte do tempo. Isto se traduz nas necessidades energéticas que os alimentos proporcionam.

Se alimentarmos a mesma quantidade de alimento recomendada na tabela para ambos os tipos de filhotes, tanto os ativos como os calmos, o efeito é fácil de prever, os hiperativos serão subnutridos, com espinhas e costelas salientes, os moderadamente ativos terão peso normal e os mais calmos serão obesos.

Então como você escolhe a dose individual correta para um filhote de cachorro terrier russo?

O ponto de partida é uma tabela de alimentação com as recomendações do fabricante, que precisa ser ajustada para nosso filhote de cachorro terrier preto russo.

Como fazer isso? Verifique uma vez por semana se nosso cachorro terrier russo é obeso ou muito magro. O melhor indicador é a costela de nosso cão. Para verificar, passamos nossos dedos por cima das costelas de nosso cachorro. As costelas devem ser claramente perceptíveis. Nossos dedos devem ricochetear levemente ao deslizar sobre as costelas. Mas tenha cuidado - seus dedos devem pular minimamente, se as costelas forem sentidas demais e, além disso, a espinha dorsal começar a ser sentida claramente, isto significa que o cachorro é muito fino e precisamos aumentar a ração alimentar imediatamente.

Se, durante o check-up semanal, descobrirmos que não conseguimos sentir as costelas do cão, ou as sentirmos apenas fracas, isto significa que nosso cão está acima do peso.

E aqui uma nota importante. A obesidade em um filhote de cachorro ou em um terrier negro russo júnior é uma receita simples para a destruição e displasia das articulações. O terrier preto é um cão largo e forte (pelo menos deveria ser...). Seu corpo pesado coloca muita tensão em suas articulações. Se lhe adicionarmos quilos extras por excesso de peso, aumentamos a carga sobre as juntas muito fortemente. 

Durante a fase de cachorro, é frequente que o corpo cresça em um ritmo irregular, por exemplo, o sistema muscular não consegue acompanhar o sistema esquelético de crescimento rápido.

É claro que nem todo filhote de cachorro preto terrier russo obeso terá problemas para andar no futuro. Assim como nem todo cachorro correndo para cima e para baixo de escadas, correndo em superfícies escorregadias ou com labradores adultos ficará aleijado. Mas todos esses fatores têm um efeito muito negativo nas articulações dos jovens terráqueos russos, especialmente os maiores e mais largos, e devido ao acúmulo de fatores que afetam negativamente as articulações, um infeliz acidente ou uma coincidência, a displasia adquirida (ou seja, não determinada geneticamente) pode ocorrer no futuro. Portanto, vamos tomar cuidado com opiniões como "e meu cachorro estava gordo, corria para cima e para baixo das escadas como louco e brincava o dia todo com os cachorros de ovelha do vizinho e nada aconteceu com ele". Da mesma forma, você poderia dizer "e minha avó fumava cigarros como uma locomotiva e vivia até os 100 anos de idade".

Portanto, vamos cuidar da dieta de nossos terráqueos, especialmente quando eles são filhotes de cachorro ou jovens, se nos preocupamos com a saúde e o bom estado do cão nos anos posteriores.

Mudando a alimentação.


Se quisermos mudar para outro alimento, devemos fazê-lo gradualmente. A mudança dos alimentos deve durar 10 dias. Mudar para um novo alimento envolve misturar o antigo e o novo alimento de acordo com o seguinte esquema:

  1. dia 90 % da ração atual misturada com 10 % da nova ração.
  2. dia 80 % dos alimentos atuais e 20 % dos novos alimentos.
  3. dia 70 % dos alimentos atuais e 30 % dos novos alimentos.
  4. dia 60 % de ração atual e 40 % de ração nova.
  5. dia 50 % de ração atual e 50 % de ração nova.
  6. dia 40 % de ração atual e 60 % de ração nova.
  7. dia 30 % dos alimentos atuais e 70 % dos novos alimentos.
  8. dia 20 % dos alimentos atuais e 80 % dos novos alimentos.
  9. dia 10% de alimentos atuais e 90% de alimentos novos.
  10. dia apenas novos alimentos.

Um porto seguro.

O cachorro terrier preto russo, apesar de ser um cão sociável que adora estar com sua família, ainda precisa de um asilo seguro, um lugar onde ele possa descansar em paz.

Um cachorro jovem dorme ou descansa durante uma grande parte do dia. Quanto mais jovem o cachorro, a maior parte do dia é ocupada pelo sono.

O cachorro precisa de seu 'asilo', um lugar seguro para ir quando lhe apetece tirar uma soneca. Precisa estar em algum lugar fora do caminho, mas não completamente remoto. Um lugar de onde o cachorro poderá observar ou ouvir o que está acontecendo na casa, mas não em um lugar onde há tráfego o tempo todo. Isto poderia incluir uma área de armazenamento sob as escadas ou uma pequena sala. Entretanto, é melhor comprar uma gaiola grande com roupa de cama confortável dentro. Não tranque a gaiola, ela deve ser apenas um lugar separado onde o filhote se sentirá "em casa", onde as crianças não o incomodarão quando o filhote tiver vontade de tirar uma soneca.

Primeiras noites em nova casa.

Um cachorro geralmente não dorme durante as primeiras noites depois de se mudar para um novo lar. Às vezes ele acorda várias vezes durante a noite "para o banheiro". Um cachorro estressado pode ter diarréia, então guinchará para sinalizar que quer ir para fora

As primeiras noites são as mais estressantes para um cachorro, por isso não devemos deixá-lo sozinho à noite. O cão deve conhecer seu lugar na casa desde o primeiro dia e também deve saber onde ele pode e não pode entrar. Se não quisermos que o cão entre no quarto no futuro, não devemos deixá-lo entrar em nosso quarto mesmo no início, para que ele não fique confuso quanto ao porquê de às vezes ele poder entrar no quarto e às vezes não. Se quisermos que o cachorro viva, por exemplo, no andar térreo de uma casa de dois andares, o cachorro já deve estar lá desde o primeiro dia. Assim, para poupar o estresse do cachorro durante as primeiras noites, é melhor se para essas poucas noites nos mudarmos para a parte da casa ou para o quarto onde o cão vai ficar.

Podemos deitar em um colchão no chão ao lado do filhote de cachorro. O cãozinho se sentirá seguro se sentir nossa presença toda vez que acordar e pudermos ouvir quando o cão acordar e reagir.

Após as primeiras noites, geralmente não mais do que três, nosso cachorro deve começar a dormir durante a noite.